Yoga, iCYCLE ou natação – Para ajudar a dormir melhor

 

324521571_0_CL_2_324523338-21d09e96-d105-47bb-9fd8-b57075420fdaExistem cada vez mais pessoas com dificuldade em adormecer ou manter um sono reparador, o que pode implicar inúmeros prejuízos caso a situação se prolongue no tempo.

Poderão ser muitos os fatores para tal sendo que os mais comuns dizem respeito a stress excessivo, ansiedade, depressão, algumas doenças e medicações, maus hábitos de sono e consumo excessivo de cafeína, nicotina e álcool.

O exercício físico é um excelente aliado, existindo diversos estudos a comprovar que as pessoas que treinam regularmente dormem mais e melhor, tendo menos crises de insónias comparativamente às que têm um estilo de vida mais sedentário.

Para além disto, as pessoas que fazem treinos mais intensos apresentam fases de sono mais profundas, o que lhes permite descansar melhor.

Não duvide que passar 8h por dia sentado tem um impacto negativo sobre o sono.

Importa perceber que exercícios poderão ser mais benéficos para a o seu sono.

Yoga

Sendo o stress e a ansiedade uns dos maiores problemas para manter uma boa qualidade de sono, o Yoga é uma atividade muito benéfica. Independentemente do método, são muitas as posturas do Yoga que têm como objetivo aliviar tensões musculares geradas ao longo do dia e melhorar a respiração, permitindo um relaxamento natural e profundo.

Esta união entre corpo e mente proporciona um maior controlo sobre o nosso estado de consciência, através de técnicas de meditação que permitem acalmar a nossa atividade cerebral antes de dormir.

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iCYCLE

Realizar atividades que aumentam a frequência cardíaca e respiratória promove uma melhoria da circulação geral (maior oxigenação de todo o organismo) e da respiração autónoma (ventilação mais eficaz), para além de diminuir os níveis de stress e ansiedade que tantas vezes estão relacionados com um sono pouco profundo.

Ao pedalarmos estamos, também, a promover a libertação de endorfinas que, por sua vez, vão contribuir para um maior relaxamento, essencial para um sono reparador (aumenta os níveis de serotonina).

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Natação

A água é um ambiente de excelência para muitas terapias de relaxamento, transmitindo ao corpo uma sensação de leveza pela flutuabilidade do meio, permitindo aliviar tensões musculares e emocionais.

A posição horizontal dos vários estilos de nado permite que a circulação ocorra com menos esforço, comparativamente a outras atividades em que estamos em pé ou sentados e esta tem que vencer a gravidade.

À semelhança de outras tarefas com uma componente cardiovascular importante, a natação liberta endorfinas que aumentam a felicidade e melhoram o relaxamento. A respiração na natação poderá ser também uma vantagem para normalizar todo o sistema ventilatório, já que nos obriga a um ritmo certo, qualquer que seja a técnica de nado.

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Em resumo, são já muitos os estudos a comprovar que o exercício físico é um excelente aliado para quem tem dificuldades em adormecer ou manter um sono regular. Perceber qual o distúrbio do sono é essencial devendo, caso se revele necessário, consultar um especialista.

Quer o Yoga, o iCYCLE ou a Natação, quando praticados de forma regular, melhoram a nossa respiração e diminuem os nossos níveis de stress.

Devido ao aumento de todo o metabolismo durante os treinos, a natação e o iCYCLE não deverão ser praticados nas últimas 3 a 4 horas que precedem o sono.
Em alguns casos também poderá ser desaconselhado praticar estas modalidades pouco tempo depois de se levantar devido ao aumento de stress após o sono.

Assim, se é verdade que dormir é essencial para treinar bem, o oposto também se verifica. Se quer melhorar a qualidade do seu sono e sente que este não é reparador, aposte em exercícios físicos adequados como forma de terapia.
Bons treinos.

 

José Pereira

Master Trainer Holmes Place Coimbra e Aveiro

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