A importância da protecção solar

 

Já estão cansadas dos dias cinzentos e só pensam apanhar sol? Olham para as fotos do ano passado e ficam com saudades do bronzeado que vos dava um ar tão giro?

Eu sei… Compreendo e subscrevo esta vontade de voltar a ficar com aquele toque luminoso que os dias de sol nos dão. Mas muita atenção, usar protecção solar é mesmo muito importante e deve ser encarado como uma atitude básica e nunca acessória. A garantia de saúde da nossa pele depende – também – disso e a duração e beleza do nosso bronze idem!

Assim… não há porque não usar, já que são só vantagens.

Os raios solares ajudam-nos a desenvolver vitaminas essenciais para a nossa saúde, e já sabemos que em Portugal as horas solares menos aconselhadas são entre as 11.30 e as 16.30, mas sabemos igualmente que geralmente é mesmo neste intervalo de tempo que estamos ao sol.

Para além do protector solar devemos adequar o nosso vestuário ao sol, os óculos são muito importantes e um chapéu é também um óptimo acessório! E não pensem que enquanto estão à sombra não é necessário… é que a radiação ultra-violeta é reflectida até pela areia.

Algumas dicas básicas para aplicar correctamente a protecção solar :

Aplicar entre 30 a 20 minutos antes da exposição;
Renovar a aplicação de duas em duas horas ou depois dos banhos;
Garantir uma boa cobertura de todas as zonas – mesmo por baixo do fato de banho nas partes laterais que têm tendência a mexer durante o dia;
Reforçar as zonas sensíveis ( nariz, orelhas, pés e pescoço ) e que são constantemente esquecidas;
Quanto mais clara for a pele maior deverá ser o índice do protector ( igual ou superior a 30 ) e nas crianças sempre FPS 50;

Mas tomem nota disto também : os alimentos também são uma óptima forma de trabalhar o bronzeado. Frutos e vegetais cor-de-laranja (cenoura, abóbora, manga, pêssego e papaia ) e as folhas escuras ( agrião, bróculos, espinafres e rúcula ) são muito ricas em betacaroteno e auxiliam na formação de meladinha – o pigmento responsável por proteger a pele dos raios ultravioleta e potenciar o bronzeado!

;)

Ana Gomes
amelhoramigadabarbie

Deixe um comentário