A época natalícia e a dieta | Dicas

 

PREPARE-SE PARA A SUA CEIA DE NATAL COM AS DICAS DA NUTRICIONISTA ÁGATA ROQUETTE

SAIBA COMO PODE CONTROLAR OS EXCESSOS INEVITÁVEIS DA ÉPOCA FESTIVA QUE ESTÁ A CHEGAR!

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Chegada a época natalícia, chega com ela também a fase em que pomos de lado a dieta e acabamos por recuperar aquele peso que perdemos, com algum custo, depois do Verão.

O Natal traz a desculpa para os abusos alimentares: O bacalhau cozinhado de todas as formas e feitios; as filhós que só a minha tia sabe fazer; o peru que só como porque o recheio da minha mãe é de chorar por mais, etc. 

Depois as festas acabam e começamos de novo a batalha com o peso…

Não, não é preciso cortar com aquelas iguarias natalícias mas, há determinados cuidados que se tivermos em conta, fazem toda a diferença! 

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Seguem 10 dicas para que a época natalícia se torne menos calórica mas que ao mesmo tempo a possa disfrutar em pleno, sem sentimentos de culpa, junto da sua família e amigos.

 

1. É um erro passar o dia sem comer para se chegar à ceia e compensar pelo dia todo! Faça todas as refeições que costuma fazer, incluindo as refeições intercalares. Mesmo sabendo que vai ter um jantar um pouco mais calórico do que o habitual;

2. Evite petiscar enquanto cozinha e durante o dia pois ao fazê-lo perde a noção da quantidade de comida ingerida;

3. Controle a quantidade de comida que põe no prato. Tente não encher o prato. Se lhe apetece provar de tudo, ponha muito pouco de cada coisa. (Ex: Em vez de comer uma filhós inteira, tire metade ou menos);

4. Lembre-se dos legumes e das saladas que, para além de saciarem, ajudam a que os intestinos funcionem bem;

5. É fundamental comer devagar e com calma, mastigar bem os alimentos para se ficar mais saciado. O desespero e vontade de todas aquelas comidas deliciosas faz o olho crescer e provoca aquele desejo de comer mais rápido para logo se repetir e comer mais. Mastigue bem e de forma a saborear os alimentos.

6. Utilize produtos light para preparar as refeições, pois nem se nota a diferença (não precisa de contar a ninguém!). Fará sim, uma grande diferença na quantidade total de calorias ingeridas;

7. Modere a ingestão de álcool! Se beber bebidas alcoólicas, beba devagar e pouco. As bebidas alcoólicas “escondem” um enorme número de calorias;

8. Aproveite e faça uma caminhada ou algum tipo de atividade física em família ou com amigos. Porque não um passeio a pé ao fim da tarde?;

9. Com tantas festas e tantas preparações para as mesmas, sobra pouco tempo para disfrutar das tão necessárias e merecidas horas de sono. Quem dorme poucos horas ou não dorme bem sentirá o seu apetite aumentar e terá vontade de comer alimentos mais calóricos. Por isso, durma descansado;

10. Aproveite esta época para estar com quem mais gosta!

 

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Concluindo: 

  • Dia 24 e 25 abuse ligeiramente, de 26 a 30 tenha alguns cuidados e 31 e 1 de janeiro volte aos abusos. 
  • Se a partir de dia 2 conseguir retomar a sua vida normal com alguns cuidados, é possível que recupere rapidamente o Natal. 

Boas festas! 

Ágata Roquette

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