#23 | DIY ALMOFADA

 

SUGESTÃO PARA O DIA DOS NAMORADOS 

DO IT YOURSELF | APLICAÇÕES EM TECIDO

 

O dia de S. Valentim aproxima-se e serviu de inspiração ao passo-a-passo que será hoje apresentado.

A técnica que iremos abordar será a das aplicações em tecido (apliqués). No entanto, à semelhança do que já se fez anteriormente (DIY #16), este projecto terá como suporte uma capa de almofada básica pré-feita.

Na La Redoute poderão encontrar destas capas em várias cores e dimensões, ou seja, para todos os gostos. Basta escolherem a(s) que mais vos agrada(m) e seguir as instruções!


MATERIAIS NECESSÁRIOS:

. Capa de almofada
. Tecido
. Entretela bi-adesiva
. Ferro de engomar
. Riscador
. Tesoura
. Máquina de costura
. Linha
. Fita decorativa (opcional)

 

01

1) Vamos começar por escolher o tecido e cortar um quadrado do mesmo (podem optar por algum retalho que tenham de outro projecto anterior).

2) De seguida vamos cortar um quadrado de entretela com a mesma dimensão do tecido.

02

3) Com o ferro de engomar bem quente e com o vapor desligado vamos unir a entretela ao tecido. É importante esclarecer que o lado da entretela que não tem papel é aquele que deverá estar em contacto com o avesso do tecido.

4) Seguidamente vamos dobrar o tecido+entretela ao meio, devendo o tecido ficar para dentro, e o papel para fora. Caso pretendam fazer um coração sem molde poderão recorrer a um objecto de contorno circular para se guiarem na construção da parte curva (p.e.: copo, tampa, pires, etc.).

03

5) Após marcar e recortar a forma vamos abrir o tecido e verificar a forma do coração. Caso não agrade, poderão fazer os ajustes necessários, antes de aplicar.

04

6) Uma vez encontrada a forma ideal, chegamos à fase de remover o papel da entretela, e de fixar o tecido na capa. A aplicação é feita, mais uma vez, com o ferro de engomar bem quente e sem vapor.

05

7) Chega agora a altura de colocar a máquina de costura em acção! Para tal vamos utilizar uma linha que coordene com a capa e/ou com o tecido que escolhemos para aplicar.

Actualmente todas as máquinas de costura, mesmo as mais simples, põem ao nosso dispor diversos pontos decorativos. No entanto, para não prejudicar os leitores que têm máquinas mais antigas, optei por utilizar o ponto de zig-zag na sua forma mais simples (podem fazer experiências envolvendo a largura do ponto e vão surpreender-se com o resultado).

06

8) Após fazermos todo o contorno do coração em zig-zag, podemos dar o trabalho por concluído!

07

No entanto, se quiserem ir um bocadinho mais longe, poderão fazer decorações ao vosso gosto.
Neste caso, optei por fazer um lacinho em fita de cetim, procedendo à sua aplicação à mão.

08

 

Até breve!

Inês Jerónimo

corte-costura

Deixe um comentário