#19 | DIY ENFEITES DE NATAL

 

Hummm…que cheirinho bom a Natal que já se sente um pouco por toda a parte!

Provavelmente alguns de vós já terão decorado os pinheiros mas, certamente, haverá ainda quem não o tenha feito. Como adoro esta época do ano, decidi partilhar convosco um pouco da alegria que sinto, e apresentar-vos hoje um projecto 2 em 1.

No ano passado sugeri-vos umas decorações em feltro, recordam-se? Para não fugir ao tradicional verde e vermelho, deixo agora novas ideias, que se enquadram perfeitamente com os enfeites de 2013. Vamos a isso?

Enfeites de Natal

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

. Bolas de poliestireno (“esferovite”)
. Pincel para aplicar cola
. Cola para découpage
. Pistola de cola quente
. Cola em spray
. X-acto
. Abre-casas
. Tesoura
. Retalhos de tecido
. Pó de veludo OU purpurinas
. Apliques metálicos OU arame
. Fitas decorativas

02

BOLAS EM PATCHWORK EMBUTIDO

1) Começamos por dividir a esfera em 8 partes idênticas abrindo um corte com cerca de 5mm de profundidade. Pode parecer difícil mas, se observarem com atenção, as bolas trazem umas marcas de fabrico em duas extremidades opostas. Assim, com o x-acto aberto ao máximo, começamos por marcar uma cruz num dos topos e, sem cortar, marcamos o prolongamento das linhas até à extremidade oposta. Se o resultado for satisfatório, passamos então à abertura do corte. Neste momento ficamos com 4 “gomos”. A próxima divisão realizar-se-á na horizontal, de forma a dividir estes “gomos” ao meio.

Enfeites de Natal

2) Vamos agora obter a forma de tecido que iremos utilizar para preencher a bola. Importa referir, nesta fase, que a bola que serve de exemplo tem 7cm de diâmetro. Para este caso, comecei por cortar um quadrado de tecido de 10*10cm, que depois cortei na diagonal.

Enfeites de Natal

Na imagem seguinte poderão observar, de forma clara, a secção com que vamos trabalhar durante este passo:

Enfeites de Natal

Com o triângulo de tecido posicionado conforme a imagem anterior, vamos dobrá-lo verticalmente, posicionando a dobra sobre o tracejado (linha correspondente à divisória vertical da secção).

Enfeites de Natal

De seguida, sem nunca largar o tecido, vamos “esculpir o nosso retalho até que este fique com cerca de 0,5cm a mais, em toda a volta, que o perímetro da forma da secção. A forma que irão obter deverá ficar semelhante à seguinte:

Enfeites de Natal

3) Uma vez que temos 8 secções para preencher sugiro a aplicação de, pelo menos, dois tecidos diferentes. Assim, se optarem por utilizar dois padrões, deverão cortar 4 retalhos de cada com a forma obtida no ponto anterior.

Enfeites de Natal

4) Passamos a aplicar cola para découpage numa das secções, uma fina camada, apenas para que o tecido não se desloque quando o posicionarmos.

Enfeites de Natal

5) De seguida vamos embutir o tecido, com auxílio do abre-casas, nos sulcos abertos. Recomendo que de comece do centro para as extremidades. Sempre que seja necessário, é possível ajustar a dimensão do tecido, cortando o excedente.

Enfeites de Natal

Este passo é repetido para as oito secções da esfera:

Enfeites de Natal
Enfeites de Natal
Enfeites de Natal

6) Com a esfera totalmente revestida de tecido, passamos à decoração! Neste caso, decidi aplicar uma fita em todo o redor, rematando com um lacinho. A aplicação da fita não necessita de cola, ou seja, podem utilizar um dos sulcos para rematar as pontas:

Enfeites de Natal
Enfeites de Natal

O lacinho é feito à parte e, posteriormente, aplicado sobre o remate da fita apenas com uma gota de cola quente.

Enfeites de Natal

7) Por fim, aplicamos o grampo metálico, também com uma gota de cola quente. Se não encontrarem estas peças, podem facilmente moldar uma com arame fino, ou ainda utilizar um camarão.

Enfeites de Natal

BOLAS DE VELUDO

1) Esta segunda sugestão é muito fácil e rápida de fazer, além de ficar muito bem misturada com a sugestão anterior, ou até com a do ano passado. O suporte é o mesmo que utilizámos anteriormente, ou seja, esferas de poliestireno.

Ao contrário do projecto anterior, neste vamos começar por aplicar o grampo metálico, para que este nos sirva de pega. Assim, podemos utilizar uma das marcas de fabrico para nos guiar, e aplicamos uma gota de cola quente para que o grampo fique seguro.

Enfeites de Natal
Enfeites de Natal

2) De seguida vamos pulverizar toda a superfície com cola em spray. É importante alertar para a toxicidade deste produto! As instruções do fornecedor devem ser seguidas à risca para evitar acidentes. Saliento ainda que nem todas as colas são adequadas para trabalhar em poliestireno pois este fica corroído com muita facilidade.

Após a pulverização, vamos polvilhar toda a superfície com o material escolhido, neste caso o pó de veludo. Sugiro que trabalhem sobre uma folha de papel limpa para poderem aplicar pó em abundância sem desperdiçar. Isto é, uma vez que o produto só adere na superfície com cola, aquela que não ficar colada pode ser facilmente reintroduzida na embalagem para posterior utilização.

Enfeites de Natal
Enfeites de Natal

3) Para terminar…decorar! Achei que a melhor forma de o fazer, neste caso, seria aplicar um lacinho com a mesma fita do projecto anterior: continua a ser uma decoração simples mas com um fio condutor!

Enfeites de Natal

Espero que os projectos tenham sido do vosso agrado e que ajudem a alegrar os vossos pinheiros!

Aproveito para desejar um Feliz Natal a todos :)

Inês Jerónimo

corte-costura

3 de comentários

  1. Talita Moura - 14 Junho, 2016

    Muito obrigada, amigo. Vou usar essas dicas hoje mesmo

  2. Marcelo - 31 Janeiro, 2018

    Adorei as dicas, vou usalas conserteza.

  3. Amanda - 15 Fevereiro, 2018

    Nossa que shou achei lindo e parece facil de fazer obrigado pela dica!

Deixe um comentário