#16 | DIY FLORES EM TECIDO

 

O projecto de hoje, lendo apenas o título, pode parecer fraquinho e pouco apelativo… No entanto, será verdade?

Não… É mentira! O projecto de hoje tem um potencial enorme! Ora pensem bem nas inúmeras aplicações que podem ter umas maravilhosas flores de tecido…

Lembro-me de tantas, assim de repente, que se tivesse de as enumerar ficava sem espaço para as explicações passo a passo. Assim, o melhor é começar sem mais demoras, e deixar o resto convosco :)

Flores em Tecido DIY

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

. Tecido para as flores

. Tecido verde para as folhas

. CD [molde de circunferência]

. Riscador

. Alfinetes

. Agulha

. Linhas coordenadas com os tecidos

. Fita métrica

. Tesoura

. Máquina de costura [*]

. Tapete de corte [*]

. Régua de patchwork [*]

. Cortador rotativo [*]

Os utensílios assinalados com [*] são opcionais. O trabalho pode ser feito exclusivamente com o auxílio dos materiais indicados antes destes.

Flores em tecido DIY

1) Começamos por cortar os tecidos para as flores. Apresento, no exemplo, uma flor grande e uma mais pequena. Ambas partem de uma tira de tecido com 7cm. Para a flor maior, utilizamos 110cm da tira cortada, enquanto que para a pequena utilizamos apenas metade (55cm).

2) Com o auxílio do riscador, vamos agora transferir o contorno do CD para o tecido verde, que mais tarde iremos utilizar para transformar em folha.

Flores em tecido DIY

3) Pegando numa das tiras de tecido previamente cortadas iremos, de seguida, fazer uma dobra de cerca de 1cm em cada um dos topos. De seguida dobramos toda a tira longitudinalmente, avesso com avesso, de forma a que esta fique com 3,5cm de largura.

Flores em tecido DIY
Flores em tecido DIY

4) Chegamos à parte de dar forma à nossa flor! Para tal vamos começar por dobrar o topo de um dos lados e, a partir daí, começamos a enrolar a tira de tecido.

Dois aspectos importantes a reter:

1-       Não apertar demasiado à medida que se vai enrolando;

2-       Ir dobrando o bordo superior do tecido, pontualmente, para dar maior realismo à flor [para que estas “pregas” não se desfaçam é fundamental ir recorrendo a alfinetes].

Flores em tecido DIY
Flores em tecido

5) Após termos enrolado toda a tira, e ainda com os alfinetes colocados, o trabalho deverá ser semelhante ao da imagem seguinte:

Flores em tecido DIY

6) Chega então a altura de costurar a flor. Para tal, aconselho que se utilize a linha dupla, de forma a conferir maior resistência à mesma uma vez que esta irá estar sujeita a alguma tensão resultante das várias camadas de tecido que atravessará. É importante verificar se a agulha está, de facto, a atravessar todas as camadas de tecido aquando da costura.

Terminada a costura e rematado o trabalho, podem retirar-se os alfinetes, ficando a flor a assemelhar-se a esta que apresento:

Flores em tecido DIY

Repetimos este procedimento tantas vezes quantas as flores que desejarmos realizar!

7) Chegou o momento de voltar ao tecido verde. Com o círculo já recortado vamos dobrá-lo ao meio e cortar. Cada metade servirá para fazer uma folha.

Flores em tecido DIY

Pegando numa das metades vamos, novamente, dobrá-la ao meio. Fixamos com alfinetes e costuramos em redor, sem esquecer de deixar uma abertura para voltar o trabalho. Com o trabalho voltado do direito, fechamos a abertura manualmente, com ponto invisível, mas não cortamos ainda a linha!

Flores em tecido DIY
Flores em tecido DIY

8) Antes de cortar a linha é importante dar forma à folha. No exemplo que apresento, uni as duas laterais até meia altura, sensivelmente. Poderão dar largas à imaginação e fazer a folha com a forma que mais vos agradar.

As minhas peças, antes de aplicadas, ficaram com o aspecto que puderam ver na primeira imagem desta publicação.

Das várias aplicações que lhes poderia ter dado, optei por personalizar uma almofada alinhada lisa, que ficou mesmo bem na minha sala. Ora espreitem…

12

Espero que tenham gostado da sugestão!

Até breve!

Inês Jerónimo

corte-costura

Deixe um comentário