#15 | DIY Lancheira

 

Encontramo-nos naquela altura do ano em que vivemos num conflito de emoções: as férias passaram quase sem que déssemos conta e agora urge preparar o novo ano de trabalho!

Foi a pensar nisso que preparei o projecto de hoje. Decidi dar continuidade a um trabalho que vos apresentei há uns tempos: os individuais em feltro. Estão recordados?

Na altura referi algumas utilizações possíveis sendo, uma delas, poderem ser levadas para o trabalho por ocuparem tão pouco espaço. Seguindo a mesma lógica aprsento hoje uma lancheira. Pode ser dobrada e ficar bem pequena quando não está a ser utilizada.

DIY Lancheira

Quanto às utilizações, bem, essas irão depender de cada um: podem acompanhar as crianças para a escola com um lanchinho, ir para o local de trabalho com uma refeição ou então, se o tempo ajudar, podem ainda ir passear à praia com umas peças de fruta no interior!

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

Tecido exterior (2x – 20*40cm)

Tecido para o forro (2x – 20*40cm)

Molde Maçã

Feltro verde-claro: 5*3 cm

Feltro vermelho: 8,5*7 cm

Alfinetes

Linhas coordenadas com os tecidos

10cm de elástico

1 botão grande

Fita métrica OU Régua

Riscador

Tesoura

Máquina de costura

Tapete de corte [*]

Régua de patchwork [*]

Cortador rotativo [*]

Os utensílios assinalados com [*] são opcionais. O trabalho pode ser feito exclusivamente com o auxílio dos materiais indicados antes destes.

DIY Lancheira

1) Começamos por imprimir o Molde Maçã. Este molde está preparado para imprimir à escala natural bastando, para isso, fazer a impressão em formato A4.

Após a impressão, vamos recortar as duas peças (maçã e folha). Caso pretendam utilizar o molde mais vezes podem optar por, antes de recortar, colar a impressão num cartão para que fique mais resistente e duradouro.

Transferimos o desenho da maçã para o rectângulo de feltro vermelho e o da folha para o verde-claro e recortamos ambas as peças.

2) Com um dos rectângulos de tecido exterior orientado na vertical vamos fixar as peças de feltro no local que definirmos (deverá ser sempre, no mínimo, 5cm acima do limite inferior do tecido). Costuramos, de seguida, os elementos da maçã com a máquina de costura.

DIY Lancheira

3) Colocamos o tecido exterior que não tem a aplicação da maçã sobre a nossa bancada, orientado também na vertical, e achamos o meio do lado superior. É este o local exacto onde será colocado o elástico que nos servirá de casa ao botão. Para que este não mude de posição, fixamo-lo com dois alfinetes como na imagem e, seguidamente, chuleamos na máquina (elástico e tecido).

DIY Lancheira
DIY Lancheira

4) Voltando à mesa de trabalho vamos colocar, com o elástico voltado para cima, a peça na qual acabámos de trabalhar. Sobre esta colocamos a da aplicação, com a maçã voltada para baixo, ou seja, os tecidos deverão ficar direito com direito. Colocamos alguns alfinetes a unir as peças e passamos, de imediato, às costuras. Utilizamos o ponto direito e costuramos todos os lados com excepção do superior.

Repetimos o procedimento para as peças de tecido do forro. Devemos ter em atenção que, além da parte superior, deveremos deixar uma outra abertura (+- 15cm) numa das laterais para que o trabalho possa ser voltado.

DIY Lancheira
DIY Lancheira

5) Ainda com o trabalho do avesso, fazemos coincidir as suas costuras laterais de forma a que a peça se assemelhe à imagem seguinte:

DIY Lancheira

Num dos cantos encontrados marcamos, recorrendo a fita métrica ou régua, 4cm para cada lado da costura. Traçamos uma linha perpendicular à da costura e cosemos, com ponto corrido, sobre a linha traçada. Após cortar o tecido excedente, a cerca de 0,5cm da costura realizada, repetimos o procedimento: primeiro para o outro canto da mesma peça; depois para ambos os cantos da outra peça.

DIY Lancheira
DIY Lancheira
DIY Lancheira

6) Voltamos o forro do direito e colocamo-lo no dentro da bolsa exterior que, nesta altura, ainda se encontra do avesso. É importante que as costuras laterais fiquem coincidentes.

Com as peças bem alinhadas, fixamo-las com alfinetes, para que possamos iniciar a costura.

DIY Lancheira
DIY Lancheira
DIY Lancheira

7) Chegou o momento de voltar o trabalho. Para tal, começamos por puxar o forro e, através da abertura de deixámos no ponto 4), fazemos passar todo o tecido (exterior e forro).

Fechamos cuidadosamente a referida abertura, manualmente ou com a máquina de costura, e vincamos bem a costura superior. No exemplo que estão a acompanhar, optei por fazer um pesponto em todo o redor, para que ficasse bem marcada e não saísse do lugar.

DIY Lancheira
DIY Lancheira

8) Neste momento basta aplicar o botão para termos a nossa lancheira pronta!

DIY Lancheira

Não se esqueçam que estas medidas são meramente indicativas. Esta lancheira ficou estreita e alta mas, com facilidade, poderão adaptar as dimensões dos tecidos e dos cantos para conseguir novos modelos!

Espero que tenham gostado da sugestão :)

DIY Lancheira

Até breve!

Inês Jerónimo

corte-costura

 

1 Comentário

  1. EMJ - 22 Setembro, 2014

    Só hoje descobri o vosso blogue, mas já estou rendida às sugestões e à forma detalhada e compreensível como fornecem todas as explicações! São óptimas ideias para começar a fazer presentes de Natal, que já não tarda nada a chegar. Fico à espera de mais… Beijinhos e boas ideias!

Deixe um comentário