#11 | DIY INDIVIDUAIS EM FELTRO

 

Cada vez é mais frequente nos dias que correm, por variados motivos, levar comida caseira para o local de trabalho. As marmitas estão cada vez mais na moda! No entanto, não deixa de ser o local de trabalho…

Lembrei-me de vos trazer uma sugestão para que, de forma prática e divertida, possam levar um pouco do conforto de casa para o trabalho: um individual com bolso para talheres e guardanapo que, quando não está a ser utilizado, pode ser enrolado e ocupar muito pouco espaço. Ora vejam!

Individual em feltro 1

Apesar de a origem do projecto de hoje ser a que referi anteriormente, posso assegurar que estes individuais vão dar um ar alegre às vossas cozinhas, além de serem óptimos para utilizar em tabuleiros. Palavra de quem já experimentou!

MATERIAIS NECESSÁRIOS (para cada individual):

Molde Maçã
Feltro verde-claro: 40*30 cm + 5*3 cm
Feltro verde-escuro: 15*15 cm
Feltro vermelho: 8,5*7 cm
Fita de cetim vermelha: 45 cm
Agulha + Linhas (vermelho, verde-claro e verde-escuro)
Alfinetes
Régua e esquadro
Riscador
Tesoura
Cola universal
Máquina de costura [*] Tapete de corte [*] Régua de patchwork [*] Cortador rotativo [*]
Os utensílios assinalados com [*] são opcionais. O trabalho pode ser feito exclusivamente com o auxílio dos materiais indicados antes destes.

Individual em feltro 2

Individual em feltro 3
1) Começamos por imprimir o Molde Maçã. Este molde está preparado para imprimir à escala natural bastando, para isso, fazer a impressão em formato A4.

Após a impressão, vamos recortar as duas peças (maçã e folha). Caso pretendam utilizar o molde mais vezes podem optar por, antes de recortar, colar a impressão num cartão para que fique mais resistente e duradouro.

2) Transferimos o desenho da maçã para o rectângulo de feltro vermelho e o da folha para o verde-claro de menores dimensões. De seguida recortamos ambas as peças.

3) Com um pouco de cola universal, apenas o suficiente para manter as peças no sítio, aplicamos a maçã e respectiva folha no local pretendido do rectângulo verde-escuro, tendo em conta que este deverá estar na vertical (conforme a imagem seguinte).

Individual em feltro 4

4) Com a peça de feltro maior posicionada na horizontal vamos, com o auxílio da régua e do esquadro, marcar a posição do bolso. Para tal, marcamos no canto inferior direito os limites do respectivo bolso, com a distância de 1cm das margens:

10 cm paralelos à margem inferior
15 cm paralelos à margem lateral direita.

5) Voltando ao bolso que começamos a preparar no ponto 3) é necessário, neste momento, costurar as aplicações. Para um trabalho mais rápido, podemos fazê-lo à máquina, selecionando o ponto corrido e utilizando linhas da mesma cor das peças a aplicar. Não há, no entanto, qualquer impedimento em realizar este procedimento de forma manual.

Individual em feltro 6
Individual em feltro 7

6) Com o bolso concluído vamos, de seguida, fazer a sua aplicação no individual. Para tal utilizaremos os pontos-guia que marcámos no passo 4) e, com o auxílio de alfinetes, fixamo-lo de forma a que não se desloque.

À semelhança do ponto anterior, também este pode ser feito à máquina ou manualmente, devendo utilizar-se, em qualquer dos casos, uma linha contrastante (verde-claro).

Individual em feltro 8
Individual em feltro 9

7) Com o trabalho do lado do avesso, vamos achar o meio da lateral onde se encontra aplicado o bolso, isto é, lateral direita – do direito | lateral esquerda – do avesso.

Dobramos a fita vermelha de forma a que a divisão defina 2/3 para um lado e 1/3 para o outro, ou seja, 30 + 15 cm. Fixamo-la ao avesso do trabalho, no ponto encontrado anteriormente, com a parte de menor comprimento colocada para cima (ver imagem).

Individual em feltro 10

8) Por fim, pespontamos todo o individual, a cerca de 0,5 cm do limite. Deveremos ter atenção e certificarmo-nos de que a fita ficou devidamente fixa no local pretendido.

Individual em feltro 11
Individual em feltro 12

Espero que tenham gostado da sugestão :)

Até breve!

Inês Jerónimo

corte-costura

3 de comentários

  1. HLemos - 7 Julho, 2014

    Parabéns pela criatividade e graciosidade que encanta

  2. maria dias - 3 Outubro, 2014

    Parabéns pela ideia, gostei muito.
    Como uso bastante individuais, vou aproveitar os que tenho e fazer uma reciclagem, com a ideia das aplicações.

    Obg.
    Mceudias

Deixe um comentário