#10 | DIY ABAJUR PERSONALIZADO

 

Haverá, nas vossas casas, algum candeeiro sem graça? Daqueles que foram comprados num dia de fraca inspiração ou que, simplesmente, na altura fazia todo o sentido mas que já não conseguem olhar para ele?

Ou então…

Procuram desesperadamente um abajur que fique bem com os cortinados, mas não encontram nada que se adeque? E por acaso, os ditos cortinados até precisaram de bainha, e sobrou uma tira de tecido que ficou guardada, não se sabe bem porquê?

Se sim, este projecto é para vós! Preparados para aprender a transformar um abajur convencional numa peça única?

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

Abajur
Tecido
Fita decorativa
Fita métrica
Tesoura
Cola para decoupage
Trincha
Cola de contacto (bisnaga)
Máquina de costura [*] Tapete de corte [*] Régua de patchwork [*] Cortador rotativo [*]

Os utensílios assinalados com [*] são opcionais. O trabalho pode ser feito exclusivamente com o auxílio dos materiais indicados antes destes.

1) Começamos por remover a instalação eléctrica do abajur (caso exista) para facilitar a realização do trabalho. De seguida, com o auxílio da fita métrica, vamos apurar o perímetro da nossa peça para calcular o tecido necessário.

No caso que vos apresento, o abajur tem 20 cm de diâmetro e, aproximadamente, 64 cm de perímetro. Quanto à altura, tem 16 cm.

2) Passando para o tecido as medidas anteriormente encontradas, acrescentei 2,5 cm ao perímetro do abajur, definindo uma tira de 66,5 cm por 9 cm de altura (podem optar por outra medida que vos pareça mais adequada à peça que tenham em mãos).

De seguida, vamos cortar o tecido com as medidas definidas, assim como dois pedaços de fita decorativa (66,5 cm). É conveniente passar a ferro, com vapor, o tecido e as fitas.

3) Optando por utilizar a máquina de costura, com o ponto de zig-zag selecionado, vamos chulear a tira de tecido cortada, para evitar que desfie. De seguida, com ponto corrido, aplicamos as fitas decorativas nos lados maiores do tecido. Por fim, num dos lados de menor dimensão, vamos fazer uma pequena bainha.

Caso decidam não utilizar máquina de costura, devem ignorar o ponto 3) e passar para o 4).

4) Com a cola de contacto em bisnaga vamos, do avesso do tecido, aplicar uma linha em todo o redor do mesmo. Definido o local onde pretendemos colocar a aplicação, vamos colar e descolar o tecido, para que o contorno fique marcado no abajur.
NOTA: Esta cola, como o nome indica, actua por contacto entre duas superfícies que contenham cola. É importante aguardar, no mínimo 5 minutos, até fazer a colagem final. Neste caso, como temos mais um passo a realizar, o tempo é suficiente para efectuar a colagem com sucesso.

Usando o contorno que a cola de contacto definiu no abajur vamos, com a ajuda de uma trincha, espalhar uma fina camada de cola para decoupage no interior dos limites. Servimo-nos do remate do abajur como guia para iniciar a colagem. É importante que a primeira extremidade a ser colada seja a que não contém a bainha.

O remate é feito, novamente, com cola de contacto. Esta deverá ser aplicada em ambas as superfícies a colar e, como referi anteriormente, é fundamental que respeite o tempo de espera.

NOTA: Quem optou por não utilizar máquina de costura deve ter particular atenção aos remates e ao facto de ter de repetir este procedimento também para as fitas (neste caso, apenas com cola de contacto).

Nesta altura, com o abajur finalizado, resta apenas recolocar a instalação eléctrica… e pedir a algum entendido que coloque o candeeiro no tecto :)

Até breve!

Inês Jerónimo

corte-costura

4 de comentários

  1. paula morais - 24 Junho, 2014

    Esta muito bonito, e são dicas muito práticas e acessíveis, bom trabalho.

  2. Inês Jerónimo - 3 Julho, 2014

    Olá Paula,

    Obrigada pelas suas palavras!
    Se tiver alguma questão, disponha :)

    Inês

  3. andrea - 3 Julho, 2014

    Ficou mesmo muito bonito :D

  4. elisa marques - 3 Agosto, 2014

    gostei muito do seu trabalho e uma boa dica

Deixe um comentário